terça-feira, 24 de maio de 2016

Obras em Reserva – O Museu que não se vê, Lisboa

Ave!
Para apaziguar a fúria dos Portugueses durante a ausência de "As Tentações de Santo Antão", de Hieronymus Bosch, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) inaugurou a exposição "Obras em Reserva - O Museu que não se vê", composta por parte do espólio do MNAA que não costuma estar em exibição.
É suficiente para serenar a ira lusitana perante a ausência da mais importante obra de Arte que existe no país? Óbvio que não, mas sempre é mais uma razão para voltar ao mais importante museu nacional.

"As reservas de um museu são, por natureza, um território mítico: um lugar protegido, inacessível aos olhos profanos, onde se acumula e preserva um sem-número de obras de arte. Nelas ocultam-se peças isoladas ou formando séries, mais ou menos extensas e de diversa índole, acondicionadas por critérios vários, de natureza técnica ou mesmo pragmática. É esse espaço, velado e misterioso, que esta exposição pretende evocar, trazendo à luz e ao olhar curioso dos visitantes um vasto número de obras que, apenas pelos constrangimentos físicos do edifício em que se aloja o MNAA, não fazem parte da sua exposição permanente."
Não será apenas pelos constrangimentos físicos que a descrição oficial da exposição refere. Várias das obras expostas estão em fracas condições, e são de interesse reduzido relativamente ao majestoso espólio do museu, sendo algumas delas simples cópias, ou contando com atribuição discutível de autor. Não obstante, muitas das obras mais do que justificam a visita, para mais tratando-se de uma rara ocasião para lhes colocar a vista em cima.


A Grande Prostituta de Babilónia, Albrecht Dürer, Século XV (xilogravura)

A Família de Dário aos pés de Alexandre, Século XVIII (tapeçaria, lã e seda)

Nascimento da Virgem, atribuído a Perugino ou Rafael, Século XV (desenho em cartão)

 Anjo Custódio do Reino de Portugal, In Livro de Horas, dito de D. Manuel, Século XVI

Sem obedecer a qualquer critério em particular, são alguns exemplos da exposição que alberga igualmente uma tapeçaria onde se representa Hércules a capturar Cérbero, uma estátua de basalto de um leão proveniente do Egipto anterior a 30 a.C., várias estatuetas de santos em madeira policromada, pinturas diversas, desenhos e porcelanas.
É interessante perceber o quão pouco do espólio total do MNAA se encontra em exposição permanente, e uma oportunidade para observar aquelas obras que fazem parte do museu que não se vê.

Addendum

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